9 de outubro de 2017

TOUROS/RN: REENCONTROS MARCAM ABERTURA DOS FESTEJOS DE ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO DO LAGO

Centenas de pessoas participaram da abertura da festa de aniversário da escola mais antiga do Município de Touros.
Banda Marcial Desbravadores, homenageia a Escola Antônio do Lago
Por Dione Nascimento/Touros1501 - Fotos: Francisco Fotografias
Na noite desta segunda-feira, (9/10/2017), pessoas de todas as idades, dos mais diferentes níveis sociais, foram até a Escola Estadual Coronel Antônio Florêncio do Lago, no centro de Touros, para abertura da festa de aniversário de 90 anos da mais antiga escola do município. Durante pouco mais de 2h30, alunos, ex-alunos, funcionários, e ex-funcionários da escola estiveram reunidos para abrilhantar tão significativa data.
Gente como o ex-aluno e ex-funcionário aposentado Paulo Ernesto do Nascimento, fez questão de homenagear a escola, se fazendo acompanhado da esposa Liege. “Esse momento é muito significativo para todos nós”, destaca.
Dione, Maria, Patrício, Cléa, Paulo Ernesto e Liege
Em discurso, onde lembrei a minha trajetória escolar no Antônio do Lago, na qualidade de ex-aluna, destaquei os princípios da ética e do saber, como forma disciplinar para ser um cidadão de bem. Lembrei dos meus pais Lucilo e Débora, minhas tias Sinhá, Carmelita, e a professora Fausta Tenório, todos ex-alunos. Relembrei os momentos das brincadeiras quando subíamos na mangueira, e as declamações de poesias e canções nas escadas da antiga escola. “Aqui começou o meu gosto pela poesia. Foi nos batentes desta escola, que declamei os meus primeiros versos, e cantei as primeiras canções, compostas, ainda quando criança, sempre submetida às avaliações das queridas professoras e da diretora Neuza Aguiar, que não perdia a chance de dirigir-se aos menos interessados, chamando-os de “babaquaras”.  
Foto: Ivanise Vieira, Diretor Manuel Patrício, vice-diretora e Dione Nascimento
Fazendo uma avaliação dos anos de estudante na Escola Antônio do Lago, entre 1963 a 1974, onde também foi dado início o Colégio Comercial de Touros, recordei de Lindonor Patriota e Terezinha Machado, e do amor pela escola quase centenária, do juiz aposentado Dr. Orlando Flávio Junqueira Ayres e sua esposa Djalmira Santiago. “Ao olhar para tantas faces, vejo ex-colegas; e essas faces, me são muito conhecidas: Dapaz Felipe, Maria Isabel, Lizete, Paulo Ernesto, Maria de Vivaldo, Cléia, Gorete, Karla, Lindonorzinho, Jeane, entre outros. Enfim, a história nos faz sonhar, e poder acreditar, nessa nova geração, de que milagres podem acontecer, e desta escola, novos médicos, professores, engenheiros, poetas, compositores, entre outras profissões poderão surgir, pois esse é o nosso desejo, apesar das distorções de valores que a sociedade tem vivido. Parabéns, Escola Antônio do Lago!” finalizei.
Professor Flavinho, Karla, Gorete, Lindonor Jr. e Dione
Nas palavras do atual diretor Manuel Patrício, compreendi o desejo de permanecer à frente da direção da escola, só para comemorar os 90 anos de criação do estabelecimento de ensino.
Para a secretária adjunta de educação Ivanise Vieira, a escola Antônio do Lago é um marco na vida escolar de quem passa por Touros.

As comemorações continuam até sábado(14), quando será oferecido um jantar em comemoração ao aniversário da escola que completa 90 anos, no próximo dia 15.
Pessoas presente a abertura da festa dos 90 anos da escola